Azores Trail Run com mais de 700 atletas oriundos de 23 países

As inscrições esgotaram para o Azores Trail Run, no dia 27 de maio, que contará com o primeiro Trail Ultra XL dos Açores, concretamente a Grande Rota dos Baleeiros. No total, são esperados cerca de 700 atletas oriundos de 23 países no evento.

 

A Grande Rota dos Baleeiros é a principal prova do Azores Trail Run. No total, 126 km pelos trilhos da ilha, numa homenagem ao património cultural baleeiro do Faial. Na corrida apenas estarão presentes atletas convidados.

«Este ano fazemos um teste a este novo percurso, cuidadosamente montado na ilha do Faial, que ambiciona mostrar o produto turístico harmonioso que é possível construir, conjugando Turismo, Desporto, Natureza e Cultura em torno de uma única atividade», revela o diretor do Azores Trail Run, Mário Leal.

Grande Rota dos Baleeiros

Além da Grande Rota dos Baleeiros, o evento apresenta a Meia-maratona “Trilho dos 10 Vulcões” (sexta edição), a Maratona “Faial Costa a Costa” (quarta edição), o “Endurance Trail Ilha Azul” (70 km, segunda edição), Km Vertical da Ilha do Pico (única prova agendada para o dia 26, segunda edição), Family Trail (10 km, segunda edição) e a estreia do “Trilho das Baías” (25 km).

“A grande maioria dos atletas inscritos continua a ser de nacionalidade portuguesa, mas verifica-se já uma percentagem considerável de atletas estrangeiros a mostrar preferência por correr nos trilhos dos Açores.»

Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Luxemburgo, África do Sul, Andorra, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Grécia, Gronelândia, Itália, Letónia, Noruega, Holanda, Sérvia e Suíça são os países presentes este ano, além de vários atletas portugueses. O Azores Trail Run é ainda pontuável para o Ultra Trail do Monte Branco, a principal prova da categoria na Europa.

Pedro Alves

Pedro Alves