Armando Teixeira terminou o Ultra Trail Atlas Toubkal na segunda posição

O português Armando Teixeira terminou na segunda colocação a sua primeira participação no Ultra Trail Atlas Toubkal, 105 quilómetros e 6500 metros de desnível positivo no Parque Nacional de Toubkal, a 70 km a sul de Marraquexe, em Marrocos.

 

Numa prova marcada pela atitude, já que a maior parte da prova é realizada acima dos 3000 metros, com o pico mais alto (Tizi Tichki) a passar acima dos 3600 metros, Armando Teixeira conseguiu ultrapassar o terreno rochoso e as condições climáticas para terminar o Ultra Trail Atlas Toubkal na segunda posição.

Foi a primeira vez que Armando Teixeira correu no norte de África.

«Arrisco em dizer que foi a prova mais difícil aqui fiz por vários motivos, tanto fisicamente como mentalmente. O efeito altitude, perto de 5 cumes acima dos 3000m, sendo o ponto mais alto os 3700m, foi uma das maiores dificuldades. A distância entre abastecimentos obrigava a uma gestão de líquidos e de sólidos. Para finalizar, um percurso hiper técnico, com subidas e descidas vertiginosas. Por exemplo, a descida do ponto mais alto. Em 4 km, descemos 2000m, nunca vi nada assim. Foi uma das provas mais bonitas que fiz. Não tem comparação com as provas da Europa, aqui tudo é muito simples e o choque cultural é enorme. Passar nas aldeias Berberes e perceber que vivem com tão pouco faz-nos repensar no que somos e o que necessitamos para ser felizes», afirmou o português.

 

2nd of the 105k : Armando Teixeira 🇵🇹 !

Publicado por Ultra Trail Atlas Toubkal em Sábado, 7 de Outubro de 2017

 

O vencedor foi Daniel Jung, que liderou a corrida desde o 68.º quilómetro. Nota também para Andrea Huser, alcançando o terceiro lugar da classificação geral, a primeira mulher a cortar a meta.

LEIA TAMBÉM

Hélio Fumo foi o melhor português no Campeonato da Europa de Skyrunning

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos