Africanos dominam a Maratona de Barcelona mas sem recordes

Os africanos cumpriram e venceram a Maratona de Barcelona. No entanto, o principal objetivo, superar os recordes da prova, não foi alcançado. Ruth Chebitok e Anthony Maritim foram os grandes vencedores da prova.

 

Na prova masculina, o Quénia ocupou os três lugares do pódio. Anthony Maritim terminou com o tempo de 2h08m08, 49 segundos mais rápido do que o tempo do ano passado, mas a 38 segundos do recorde da prova catalã. Esta foi a segunda vitória de Maritim na Maratona. A primeira foi em Linz (Áustria) em 2017, com o tempo de 2h09m11. Na segunda posição ficou Too Silas, com mais 18 segundos, e, na terceira, outro atleta do Quénia, com Justus Kiprotich, com 2h11m38. 

 

Já na prova feminina, domínio da Etiópia, com os três lugares do pódio. A vencedora foi Ruth Chebitok, que correu pela primeira vez em Barcelona, terminando a corrida em 2h25m49. Atrás ficaram as compatriotas Belaynesh Tsegaye, com o registo de 2h26m44, e Robi Aberash Fayesa, com 2h27m04.

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos