Joyciline Jepkosgei alcança um novo recorde do Mundo nos 10 quilómetros

Praga tem sido uma cidade de sonho para Joyciline Jepkosgei, que, este sábado, alcançou um novo recorde do Mundo nos 10 quilómetros, sendo a primeira mulher a correr a distância em menos de 30 minutos.

 

A queniana, de 23 anos, superou o seu próprio recorde do Mundo, que era de 30s04, tempo alcançado em abril último, curiosamente em Praga, quando superou quatro registos mundiais no mesmo dia (leia aqui).

Este sábado, a africana correu as ruas de Praga em 29m43.

De referir que, em pista, apenas quatro mulheres superam o recorde do Mundo de Jepkosgei: Almaz Ayana (29m17s45; Junxia Wang, 29m31s78; Vivian Jepkemoi Cheruiyot, 29m32s53; Tirunesh Dibaba, 29m42s56).

Ou seja, Jepkosgei é a primeira mulher a correr os 10 km no asfalto abaixo dos 30 minutos.

 

10K world record among women at the Birell #PragueGrandPrix 2017

Publicado por RunCzech em Sábado, 9 de Setembro de 2017

 

De referir que o vencedor masculino foi Bernard Kimelli, com o tempo de 27m10.

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos