Atleta que colapsou nos metros finais da Maratona de Varsóvia recebeu o prémio da vitória

Através de um crowdfunding, Recho Kosgei recebeu o prémio pela vitória na Maratona de Varsóvia, cerca de 4500 euros, mesmo não terminando a prova devido a um colapso que teve nos metros finais da corrida.

 

A derrocada física de Kosgei nos 800 metros finais da Maratona de Varsóvia causou estupefação no Mundo da Corrida (tinha uma vantagem de três minutos sobre a segunda colocada), principalmente pela ausência de apoio médico, que, durante cerca de três minutos, jamais apareceu junto da atleta, que viveu momentos realmente angustiantes (veja aqui). As causas do sucedido foi a atleta ter sofrido desidratação aguda por ter falhado a hidratação ao longo da corrida.

Entretanto, foi criado um crowdfunding (segundo a Infopédia, « financiamento coletivo de um projeto ou de uma iniciativa através da angariação de pequenas contribuições monetárias de um número grande de pessoas com os mesmos interesses, realizada tipicamente pela internet e redes sociais») tendo como objetivo entregar o prémio da vitória na Maratona de Varsóvia para a atleta queniana, uma iniciativa que mereceu o apoio, por exemplo, da estrela Wilson Kipsang, que apelou a todos que participassem.

 

 

Queniana Recho Kosgei já agradeceu a ajuda de todos

Segundo o site do crowdfunding, Kosgei tem quatro filhos e «corre para sustentar a sua família. A sua filha tem um problema cardíaco e, nos últimos meses, a família tem lutado para financiar a medicação necessária. Kosgei preparou-se para a corrida e esperava triunfar em Varsóvia, tendo como objetivo proporcionar alguma segurança financeira à família. A atleta já voltou para o Quénia e encontra-se bem de saúde».

A queniana, entretanto, já respondeu ao apoio recebido:

«Estou agora de joelhos a agradecer a todos que ajudaram a mim e a minha família. Obrigado.»

A vencedora da Maratona de Varsóvia foi a etíope Bekelu Beji, que terminou a corrida com o registo de 2h35m08.

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos