Maratona de Valência 2018 será realizada em dezembro

Até há pouco tempo única Maratona com a distinção Ouro da IAAF em Espanha, a Maratona de Valência do próximo ano será realizada em dezembro, concretamente no dia 2.

 

A Maratona de Valência era realizada há alguns anos no terceiro fim-de-semana de novembro. Todavia, no próximo ano, a corrida coincidiria com o Grande Prémio de Motociclismo, o que obrigou a organização da Maratón Valencia Trinidad Alfonso alterar a data de realização da prova.

A nova data, duas semanas depois da data habitual, visou essencialmente dois aspetos: não coincidir com outras corridas já agendadas e permitir que o atleta que pretenda realizar a prova não seja obrigado a ter umas férias muito “carregadas” em termos de treinos. 

Veja aqui o espetacular vídeo da Maratona de Valência em 360º.

De referir que, no mesmo dia, será realizada a 10K Valencia Trinidad Alfonso. Como curiosidade, refira-se que o percurso de 10 km desta prova jamais “choca” com o percurso da Maratona.

A Maratona de Valência era a única maratona com a distinção Ouro em Espanha, um “estatuto” que perdeu na semana passada, já que a IAAF, entidade que rege o Atletismo mundial, concedeu essa distinção para Sevilha, que, após vários anos de tentativa, finalmente foi reconhecida pela IAAF (leia aqui).

 

A linha de partida e chegada da Maratona de Valência
A linha de partida e chegada da Maratona de Valência

 

Uma Maratona ser considerada Gold pela IAAF significa que cumpre com uma série de exigências, colocando a prova num patamar distinto das várias Maratonas existentes em todo o Mundo. Em Portugal, apenas a Maratona de Lisboa tem essa distinção.

Meia-maratona a 28 de outubro

Única Meia-maratona Ouro em Espanha, também a Medio Maratón Valencia Trinidad Alfonso foi alterada, sendo realizada uma semana depois do habitual. Ou seja, será disputada a 28 de outubro. Refira-se que a proximidade da Meia-maratona com a Maratona não é uma mera coincidência, já que os organizadores pretendem que a mesma sirva de preparação para os atletas que correrão mais tarde a Maratona de Valência. 

LEIA TAMBÉM

Meia-maratona de Valência com recordista do Mundo e o melhor do ano

Maratona de Valência tem mais inscritos que a Meia-maratona de Valência

Maratona de Valência oferece prémios entre dois e quatro mil euros para quem superar o tempo pessoal

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos