Mundial de Londres: conheça os representantes de Portugal na Maratona

A Federação Portuguesa de Atletismo revelou os representantes de Portugal na Maratona para os Mundiais de Atletismo: Ricardo Ribas, Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Filomena Costa.

 

Como era de esperar, a Federação Portuguesa de Atletismo escolheu as três maratonistas com as melhores marcas na corrida desde o final do ano passado: Salomé Rocha (2h27m08, em Praga), Catarina Ribeiro (2h30m10, no Porto) e Filomena Costa (2h30m27, também no Porto).

De salientar que Salomé Rocha e Catarina Ribeiro participarão pela primeira vez num Mundial de Atletismo, um marco sempre importante para qualquer atleta. As duas corredoras são atletas individuais, uma curiosidade de certo modo surpreendente, dado a “luta” entre Benfica e Sporting por acolherem os principais nomes do Atletismo nacional. Já Filomena Costa (Jardim da Serra) regressa após um 12.º lugar, há dois anos (e da sua polémica exclusão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sendo preterida por Jéssica Augusto, com uma marca inferior).

 

Percurso da Maratona de Londres no Mundial de Atletismo 2017
O percurso da Maratona de Londres, que terá o seu início e fim na Tower Bridge

 

Os mínimos para a Maratona de Londres eram de 2h32m00, feito que também foi alcançado por Doroteia Peixoto e Vera Nunes, que ficaram de fora. Já Sara Moreira e Jéssica Augusto deverão ser convocadas para a corrida dos 10.000 metros.

 

Ricardo Ribas é o único representante masculino

 

Prova de glória no passado para as cores nacionais, este ano Portugal terá apenas um representante na Maratona masculina, cujos mínimos eram de 2h14m00. O benfiquista Ricardo Ribas alcançou 2h13m21, em Dusseldorf, marca que garantiu o seu lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na prova masculina o grande ausente será Eliud Kipchoge, que, no desafio Breaking2, correu a distância em 2h00.  abdica do Mundial de Londres

De referir que as Maratonas masculina e feminina serão realizadas no mesmo dia, 6 de agosto, o que acontecerá pela primeira vez. Os homens começam a correr às 10h55 e as mulheres às 14h00. Devido aos recentes ataques a capital de Inglaterra, a prova está a ser olhada com especial cuidado pelas autoridades britânicas.

O Mundial de Atletismo decorre em Londres entre 4 e 13 de agosto.

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos