Madrid recebe etapa da World Indoor Tour

A IAAF revelou que Madrid receberá uma das etapas da World Indoor Tour (uma espécie de Liga Diamante em pista coberta), que no próximo ano contará com seis datas. O evento será realizado na capital espanhola no dia 8 de fevereiro, no Centro Deportivo Municipal Gallur.

 

Além de Madrid, a World Indoor Tour passará em 2018 nas seguintes cidades: Karlsruhe (3 de fevereiro), Düsseldorf (6 de fevereiro), Boston (10 de fevereiro), Torun (15 de fevereiro) e Glasgow (22 de fevereiro).

A World Indoor Tour é uma das recentes competições criadas pela IAAF tendo em vista a expansão do Atletismo no Mundo. A primeira edição aconteceu no ano passado e é realizada sempre no mês de fevereiro.

Uma das curiosidades do evento é homens e mulheres disputarem programas diferentes. Em 2018, o setor masculino competirá nos 60 metros, 800m, 3.000/5.000m, lançamento do peso, salto com vara e triplo salto. A presença no setor feminino é assegurada nos 400m, 1.500m, 60m com barreiras, salto em altura e salto em comprimento. Cada cidade acolhe um número limitado de provas. Em Madrid teremos, para os homens, os 60m, 800m, peso, salto com vara e o triplo, enquanto as mulheres disputarão os 400m, 1.500m e salto em altura.

Cidades podem acrescentar provas ao seu programa

De salientar que cada Meeting pode acrescentar provas ao calendário, embora essas não façam parte do programa do World Indoor Tour, que soma os três dos seis melhores resultados dos atletas.

No entanto, para ser considerado campeão do evento, recebendo cerca de 17 mil euros e um ‘wild card’ para o Mundial de Birmingham, os atletas deverão ter participado no mínimo em duas datas.

Como curiosidade, refira-se que um Campeonato do Mundo será disputado novamente em solo inglês, como aconteceu no passado mês de agosto, com o Mundial ao Ar Livre, que foi realizado em Londres. Birmingham recebe o evento entre 1 e 4 de março (leia aqui). 

Na edição deste ano, Patrícia Mamona foi a vencedora no triplo salto, garantindo desde já a sua qualificação para o Mundial de Pista Coberta de 2018.

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos