Gatlin surpreende tudo e todos e derrota sensação Coleman nos 100 metros
A experiência conta, mesmo no Atletismo. Apesar de toda “vibe” ao redor da sensação da velocidade Christian Coleman, a verdade é que foi o veterano Justin Gatlin a vencer os 100 metros nos Trials norte-americanos, que definem os atletas que estarão presentes no Mundial de Londres, em agosto.
Aos 35 anos, Gatlin provou que ainda é um nome a reter no Atletismo mundial, derrotando o novo ídolo dos Estados Unidos, Coleman. Numa das finais mais aguardadas dos Trials, o veterano velocista registou um tempo de 9s95, obtendo deste modo o seu quinto título norte-americano.
Já o jovem Coleman, de 21 anos, teve de amargar o segundo lugar, com um registo de 9s98, sofrendo a sua primeira derrota da temporada.
A vitória de Gatlin foi ainda mais surpreendente devido aos problemas que tem tido no tendão de Aquiles. No entanto, contra todas as previsões, o veterano velocista conseguiu derrotar Coleman, que tem em sua posse a melhor marca do ano, de 9s82.
«Perdi diante de um dos melhores atletas da História dos 100 metros, que sabe como deve correr a distância», admitiu Coleman, que poderá se “vingar” da derrota no Mundial de Londres, tendo no entanto que contar com outro rival… Usain Bolt!
De referir que, além de Gatlin e Coleman, os Estados Unidos terão na sua equipa dos 100 metros Christopher Belcher, terceiro colocado, com o tempo de 10s06.
Nos 100 metros femininos, Tori Bowie foi a grande vencedora, com 10s94. Atrás ficaram Deajah Stevens (11s08) e Ariana Washington (11s10).
Nota ainda para a o esperado duelo no salto triplo entre Will Claye e Christian Taylor, duplo campeão olímpico e mundial. Um duelo que não aconteceu, já que o segundo abandonou a ocmpetição a prova após o primeiro salto, temendo uma lesão. Já qualificado para o Mundial de Londres por ser campeão do mundo da modalidade, Taylor preferiu não arriscar, entregando assim a vitória para Claye, que saltou 17m91.