Erro incompreensível na clássica Campaccio-International Cross Country
Na terceira etapa do calendário da IAAF Permit Cross Country, evento que reúne as sete principais provas europeias de corta-mato, o impensável aconteceu, com a organização da Campaccio-International Cross Country a confundir o terceiro colocado com o quarto atleta a terminar.
Na clássica Campaccio-International Cross Country, em San Giorgio su Legnano, Itália, assistiu-se a uma excelente corrida, já que James Kibet, Tesfaye Deriba, Paul Chelimo e Filmon Ande oferecerem uma prova de sonho para os presentes. Numa luta renhida entre os quatro, tudo ficou decidido nos metros finais, com o queniano Kibet a “sprintar” para o triunfo, não sendo acompanhado pelo etíope Deriba, que acabou por ceder. Ambos terminaram com o mesmo tempo, 29m34.
Mas o impnesável aconteceu pouco depois. O favorito norte-americano Chelimo, terceiro colocado, com o registo de 29m38, apresentou-se no pódio para receber a sua medalha e prémios, sendo surpreendido com a presença de Andre (29m40), da Erirtreia, que ocupava o seu lugar.
Tanto Chelimo como Kibet e Deriba estranharam o que estava a acontecer (o queniano chegou mesmo a rir do sucedido), mas a verdade é que Andre, antes de ser “retirado” do pódio, ainda recebeu flores por parte da organização.
Um caso verdadeiramente incompreensível, tendo em vista a importância da prova.