Seis principais maratonas do Mundo criam ranking a nível mundial

A organização das denominadas “Majors”, iniciativa que reúne as seis principais Maratonas do Mundo, concretamente Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque, anunciou a criação de uma classificação por faixa etária a nível mundial.

 

O novo ranking mundial, que abrangerá idades entre os 40 e 80 anos, tanto no masculino como no feminino, começará em setembro de 2018, com os melhores atletas de cada faixa etária a terem a possibilidade de participarem, na Primavera de 2020, numa nova prova, a denominada “AbbottWMM Wanda Age Group World Championships”, uma espécie de Mundial de Maratona de acordo com a categoria de cada faixa etária.

Recorde-se que, até então, a Abbot World Marathon Majors apenas distribuía prémios para os melhores corredores profissionais, além dos atletas de cadeiras de rodas. Os denominados atletas amadores ganhavam uma medalha especial, com seis estrelas, caso terminassem as seis corridas.

 

Medalha dos corredores que correm as seis Majors
Medalha dos corredores que correm as seis Majors

 

«Houve um enorme crescimento nos últimos anos de participantes na Maratona. Este ano tivemos mais de 125000 corredores com mais de 40 anos a participarem das corridas da Abbot World Marathon Majors. As nossas corridas premiaram os melhores atletas profissionais do Mundo por mais de uma década. Agora é hora de comemorar formalmente as conquistas dos corredores de outras faixas etárias e as verdadeiras histórias inspiradoras desses campeões», afirmou o diretor geral da Abbot, Tim Hadzima.

Palavras secundadas por Chris Miller, responsável pela marca a nível mundial.

«Algumas das melhores histórias de conquista e superação do Homem são oriundas de corredores da Maratona. Estamos satisfeitos por reconhecer esses homens e mulheres, que gerem os horários das suas vidas tendo em vista os treinos, além de inspirarem os familiares e amigos a estabelecerem grandes objetivos. Eles são um testemunho de que tudo é possível.»

O novo ranking da Abbot World Marathon Majors

O período de qualificação para o novo ranking da Abbot World Marathon Majors começará a 16 de setembro de 2018, dia da Maratona de Berlim, e terminará a 29 de setembro de 2019. Os melhores dois resultados durante esse período serão contabilizados para a classificação de cada corredor. Os melhores corredores de cada faixa etária de cada país também poderão participar na “AbbottWMM Wanda Age Group World Championships”, um evento que pretende ser o mais internacional possível.

O ranking criado pela Abbot World Marathon tem as seguintes categorias:

40-44
45-49
50-54
55-59
60-64
65-69
70-74
75-79
80+

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos