Portugal participa pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Trail Running

portugal1

Pela primeira vez Portugal vai participar no Campeonato do Mundo de Trail Running. O Mundial decorre no dia 30 de maio, em Annecy, França (85 quilómetros com 5.300 metros de ascensão total), com a seleção nacional a ser composta por oito atletas, quatro no masculino, quatro no feminino.

 

Vamos correr até aos 3000 amigos. Faça um LIKE na nossa página. Obrigado! 

 

Os representantes portugueses foram selecionados através dos resultados obtidos nos circuitos nacionais de trail de 2013 e 2014, organizados pela Associação de Trail Running de Portugal.

portugalNo masculino temos Carlos Sá (quarto classificado no Ultra Trail Mont Blanc em 2012, vencedor da Badwater em 2013, quarto classificado na Marathon des Sables em 2014), Nuno Silva (vencedor dos 114km do Ultra Trail de Barcelona em 2013), Luís Mota (cencedor do UTSM em 2014) e Hélder Ferreira (26.º na Marathon des Sables em 2008), enquanto Ester Alves (oitava classificada no Ultra Trail Mont Blanc e no Ultra Trail World Tour em 2014, e sexta classificada na Transgrancanária 2015), Júlia Conceição (vencedora dos 85km do Trail Aldeias de Courel em 2012 e segunda classificada nos 101km do Trail Peregrinos em Espanha em 2013), Lucinda Sousa (sétima classificada na Transgrancanária 2015) e Susana Simões (sexta classificada na Marathon des Sables e vencedora das 100 milhas do Grand Raid dos Pirinéus em 2013, e vencedora das 100 milhas do Ultra Tour dos 4 Maciços em 2014) representarão as cores nacionais da equipa feminina.

Em Annecy teremos cerca de 300 atletas em representação de 39 países. No masculino, o alvo a abater é o espanhol Luis Alberto Hernando, recente vencedor da Transvulcania, com recorde da prova. Caso ganhe, o espanhol será o primeiro atleta a ganhar seguidamente o título mundial nas duas categorias da modalidade, o UltraSky e o Ultra Trail. Referência ainda para os franceses Xavier Thevenard, vencedor do UTMB há dois anos, e Sylvain Court, o britânico Tom Owens, o italiano Franco Colle e os norte-americanos Alex Varner e Alex Nichols. Nota para a ausência do gaulês François D’Haene, contra a realização da prova, posição também assumida pelos compatriotas Julien Chorier e Thomas Lorblanchet.

No feminino devemos acompanhar as corridas da espanhola Maite Maiora, as locais Nathalie Mauclier, atual detentora do título, Maud Gobert e Caroline Chaverot, as suíças Denise Zimermann e Andrea Huser, a norte-americana Krissy Moehl, a britânica Holly Rush e a australiana Gill Fowler. Como no masculino, também aqui temos ausências de peso, como a de Anna Frost, da Nova Zelândia

De referir que este Campeonato do Mundo de Trail Running está a levantar enorme expetativa e polémica por ser o primeiro a ser realizado conjuntamente pela Federação Internacional de Atletismo e a Associação Internacional de Trail Running, respetivamente a IAAF e a ITRA. Muitos atletas estão contra a chegada da IAAF à modalidade, pois consideram que será o primeiro passo para o desporto ser considerado mais uma categoria do atletismo.

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos