Atual recorde do Mundo da Maratona de Paula Radcliffe comemora hoje 14 anos

O atual recorde do Mundo da Maratona feminina está na posse de Paula Radcliffe. Foi em Londres, a 13 de abril de 2003, que a britânica estabeleceu a nova marca (a anterior já era sua…), numa corrida impulsionada por milhares de pessoas ao longo do percurso.

 

Falar de Maratona feminina é falar de Paula Radcliffe, detentora das três melhores marcas mundiais da distância: em Londres2003 (2h15m25), Chicago2002 (2h17m18) e Londres2005 (2h17m42).

Do vasto curriculum vitorioso nos cinco e dez mil metros, Meia-maratona (tricampeã do Mundo) e Corta-mato, a britânica soma ainda triunfos nas Maratonas de Nova Iorque e Londres (ambas por três vezes) e uma em Chicago, entre outras.

LEIA TAMBÉM
Impressionante recepção para a última classificada da Maratona de Roterdão

O seu único “pecado” foi nunca ter ganhou uma medalha olímpica (foi campeã do Mundo na Maratona  em Helsínquia2005).

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos