Atletismo português de luto com a morte de José Araújo

Primeiro especialista português de 3000 metros obstáculos e sócio de mérito n.º 40 da Federação Portuguesa de Atletismo, faleceu esta sexta-feira, 24 de novembro, José Araújo, aos 93 anos.

 

Além de ter sido o primeiro especialista português de 3000 metros obstáculos, José Araújo teve outra marca marcante na sua carreira, já que foi «o primeiro recordista nacional de distâncias longas em pista, depois de, em 1954, ter corrido em pista 30000 metros, 75 voltas», podemos ler no site da federação.

Natural de Campo Maior e atleta do Benfica entre 1940 e 1960, José Araújo superou por 12 vezes o recorde de Portugal, nas mais variadas disciplinas, como os 3000 metros obstáculos, Maratona, Hora, 20000 metros, 25000 metros, 30000 metros, 4×1500 metros e 3000 metros em Pista Coberta.

José Araújo alcançou 11 títulos nacionais e representou Portugal por 16 vezes. O sue melhor resultado internacional foi o 8.º lugar na Maratona dos Campeonatos da Europa de 1954, em Berna, Suíça.

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos