Aprenda a correr com Haile Gebrselassie

Gebrselassie1

Foi um dos principais corredores do atletismo mundial (para alguns, o melhor de sempre). Um vídeo na internet mostra em detalhe a sua técnica, um vídeo que deve ser apreciado por todos os amantes da corrida.

 

Partilhe a nossa página pelos amigos e faça um LIKE na nossa página. Obrigado! 
Gebrselassie foi campeão olímpico dos 10 mil metros em Atlanta 1996 e Sidney 2000, mas também campeão do mundo nos 10000 em 1993, 1995, 1997 e 1999 e dos 3000 metros em 1997, 1999 (também nos 1500) e 2003 em pista coberta. Entre 30 de setembro de 2007 e 25 de setembro de 2011 sustentou o recorde mundial da Maratona (o seu melhor registo foi de 2h08m59, alcançado em Berlim 2008).

No seu curriculum ganhou ainda o maior prémio individual do Desporto, o Grande Prémio da Academia do Desporto, em 2007, além de receber o Prémio Príncipe das Asturias do Desporto, em 2011.

A técnica de Gebrselassie fica bem presente neste vídeo, de um canal televisivo japonês (veja aqui uma análise ao modo de correr do etíope em inglês).

 

Aproveite para ver também uma das provas mais incríveis de sempre dos Jogos Olímpicos, quando Haile Gebrselassie superou quase na linha da meta Paul Tergat, numa corrida memorável em todos os sentidos.

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos