A história da São Silvestre mais antiga da capital portuguesa


A data e a hora da São Silvestre Olivais 2016 foi revelada recentemente, concretamente 30 de dezembro, às 21h00. Oportunidade para conhecer alguma da história da São Silvestre mais antiga da capital portuguesa, hoje a terceira do país, apenas atrás, em número de participação, das seus congéneres de Lisboa e Porto.

 

Partilhe pelos amigos e faça um LIKE na nossa página. Obrigado!

 

A primeira São Silvestre organizada em Lisboa aconteceu a 31 de dezembro de 1998, uma prova instituída pela Junta de Freguesia dos Olivais, que ainda hoje detém a organização do evento. A visão política da relevância da corrida coube a José Manuel Rosa do Egipto, presidente da junta na época.

Logo na primeira edição, a São Silvestre Olivais acolheu grandes nomes, entre eles Fernando Mamede, na altura detentor do recorde mundial dos 10 mil metros. Apesar do seu curriculum, a verdade é que o atleta do Sporting ficou dez segundos atrás de Carlos Pereira, do Salgueiro, que concluiu a sua corrida com o tempo de 33m31. No último lugar do pódio ficou Fernando Santos, também dos leões, com o tempo de 33m53. Como curiosidade, refira-se que Carlos Pereira levou para casa um cheque de 100 contos.

No feminino, o triunfo foi para Felicidade Sena (do Gomo, com o tempo de 36m55), que recebeu 60 contos. Nas posições seguintes ficaram Fátima Carvalho (Benfica, 38m20) e La Salette Mineiro (Benfica, 33m53).

Na segunda edição, em 1990, a São Silvestre Olivais conseguiu a proeza de acolher 850 atletas na partida, números irrisórios nos nossos dias (hoje acolhe cerca de dois mil), mas marcantes na década de 90. Ao longo dos anos, vários nomes sonantes do atletismo nacional venceram a prova, como são os casos de Manuela Machado, Carla Sacramento, Albertina Dias, Juvenal Ribeiro, Conceição Ferreira, Fernanda Ribeiro, Luís Jesus e os irmãos Castro, por exemplo.

Como curiosidade, refira-se que a São Silvestre Olivais realizava-se sempre a 31 de dezembro, data clássica da corrida São Silvestre em todo o Mundo. No entanto, a partir de 1997, a corrida foi realizada a 28 de dezembro e desde então a prova é realizada entre 28 e 30 de dezembro. Nota também para os quilómetros, que nem sempre foi de 10 km. Durante vários anos, o percurso variou entre oito e 10 km. No entanto, em 2015, a prova passou a ter medição oficial de 10000 com a entrada para o Campeonato Regional de Estrada.
Recorde-se que a São Silvestre Olivais está agendada para as 21h00, enquanto a caminha, de 4 km, erá realizada dez minutos depois. Como padrinho, a corrida tem Pedro Proença, ex-árbitro de futebol e atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Os principais nomes na edição desta ano são Rita Mineiro, campeã nacional de Estrada e dos 3000 metros obstáculos, Susana Cunha, Vanessa Fernandes, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 e campeã mundial em 2007, ambos no triatlo, Miguel Quaresma,, Alberto Chaiça, João Pereira, Hugo Ganchas, Filipe Fialho, Nuno Alves, Hugo Gil e David Tavares.

LEIA TAMBÉM:
São Silvestre Olivais promete muita festa no último dia de 2016

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos