Qual a quantidade de açúcar nas bolachas, águas, refrigerantes e sumos?

No último dia d´«A Semana da “Guerra ao Açúcar”», editado pela Chá das Cinco, a nutricionista Sónia Marcelo revela os números assustadores da quantidade de açúcar que temos nas bolachas, águas, refrigerantes e sumos, ou seja, nos Filipinos, Oreos, Nesteas, Cocas-cola, Red Bulls, Compais…

 

 

Para que possa ter um miniguia de alguns alimentos/produtos alimentares presentes no mercado, quanto ao seu teor em hidratos de carbono e açúcar, elaborei as tabelas que se seguem. Estão divididas em categorias alimentares para facilitar a consulta, com os alimentos/produtos alimentares por ordem crescente do teor de açúcar, para que possa verificar os que têm um teor maior e menor.

Contudo, o facto de alguns alimentos conterem menos açúcar não significa que sejam alimentos a escolher. Menos açúcar não equivale a não possuir gorduras e que estas não sejam de má qualidade nutricional.

Também não lhe dá a perceção da quantidade de fibra e proteína, critérios importantes na escolha dos alimentos. Recordo que é um trabalho que se centra no nutriente açúcar e daí o seu destaque.

Assim, não podemos afirmar com toda a certeza, apenas com base nestas tabelas, que um produto é melhor ou pior do que outro, pois irão faltar outros nutrientes, já referidos, igualmente importantes e a ter em consideração. Mas não posso deixar de ressaltar a importância do açúcar e das suas consequências para a saúde (já referidas no capítulo 5) e que um alimento com elevado teor neste nutriente será certamente de evitar.

Devido ao elevado número de produtos alimentares existentes, variações na sua apresentação e sabores para cada produto e ainda ao lançamento constante de novas variedades, não irá encontrar todos os produtos disponíveis. Realizei uma seleção de acordo com as marcas mais conhecidas e de fácil acesso numa grande cadeia de lojas e super/hipermercados, e também os produtos mais comercializados.

Recorri ainda às informações disponíveis na Tabela de Composição dos Alimentos Portuguesa. Pretendo que o leitor tenha uma visão generalista do teor de açúcar e sua representatividade em pacotes de açúcar dos diversos produtos alimentares e quais os critérios a destacar na escolha e as advertências a estar alerta em cada grupo alimentar.

 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO PASSATEMPO «GUERRA AO AÇÚCAR»

 

A representação em pacotes de açúcar teve em conta o teor de açúcar por 100g de cada alimento/produto alimentar. No entanto, tenha em conta que alguns produtos possuem um baixo valor de açúcar, mas contêm açúcares álcool/polióis que embora tenham metade das calorias e uma absorção mais gradual, não interferindo de igual forma no aumento da glicemia, não deixam de ser açúcares.

 

LEIA TAMBÉM

Conheça estratégias para evitar o açúcar em dias de festa

Principais doenças/consequências para a saúde causadas pelo excesso de açúcar

Açúcar, tudo começa pela ingestão…

Responda a estas perguntas e saiba se é um viciado em açúcar

Pedro Alves

Pedro Alves