O teu foco determina a tua realidade

Quando falamos de Mental Coaching, um dos temas que logo aparece é o… Foco. Mas será que sabemos o que é o foco e o estar focado, questiona Jorge Boim no seu artigo desta semana.

 

A frase que dá título ao texto descreve muito bem o que é isto de estar focado. O foco é onde está a nossa atenção; e onde está a nossa atenção é a nossa realidade, em cada momento. Por isso, muitas vezes a nossa ideia de estar focado está incorreta porque, no fundo, a nossa atenção está onde não devia… Ou, não menos vezes, está onde tem que estar, mas não temos essa perceção. Mas vamos por partes.

Antes de mais, há que perceber que o foco é algo individual, diferente de pessoa para pessoa. Para ter uma ideia, imagine uma lanterna com um daqueles reguladores de luz. Se rodamos para um lado, o foco de luz é mais fino; se rodamos para o outro, o foco de luz torna-se mais largo. O mesmo acontece com as pessoas. No caso dos atletas, há muito a ideia de que estar focado é estar ali concentrado no alcatrão e não ver mais nada. Quando tal não acontece, os atletas têm a ideia de que não estão focados.

No entanto, há pessoas que, por terem um foco “mais largo”, prestam atenção a tudo o que os rodeia, mesmo que isso esteja fora do alcatrão (à falta de melhor expressão, ficamos com esta). Ou seja, gostam e precisam de ver o público, de ver os outros atletas, etc. Outros têm um foco “mais estreito” e, de facto, só prestam atenção ao alcatrão à sua frente. Ambos podem estar altamente focados na prova ou no treino, mas isso não impede de sentirem isso de forma diferente.

Apesar das diferenças, ambos podem estar muito focados ou nada focados. Tal depende de terem ou não a cabeça no que estão a fazer, seja isso a prova ou o treino. Aqui entramos num outro campo do foco: o quando.

Estar focado é algo que acontece no momento, como disse antes. Logo, o foco deve estar no presente e não em qualquer acontecimento futuro. Posto de outra forma: o foco deve estar no caminho e não na meta/objetivo.

Quando um atleta refere que está focado na prova que vai fazer, significa que não está focado no caminho que tem que fazer até lá; quando diz que está focado no objetivo, quer dizer que não está focado no caminho que tem que percorrer para atingir esse objetivo. Quando isto acontece, e acontece muitas vezes, o mais provável é não atingir esse objetivo, pois algo vai falhar no caminho. E mais que uma “Força de Expressão”, é uma “Expressão com Muita Força”

Resumindo: o foco tem de estar no presente, no que estamos a fazer no momento. Ou seja, temos que nos focar no que temos de fazer em cada momento para atingir um objetivo, deixando o objetivo onde ele tem que estar… no fim.

Quando fizerem uma prova e depois a forem analisar, questionem-se se a vossa atenção, o vosso foco esteve sempre na prova ou se andou a vaguear. Só aí saberão se estiveram ou não focados. Se, por acaso, concluírem que não estiveram, pratiquem nos treinos que também é para isso que eles servem.

 

CONTATOS:

Jorge Boim
Sports Mental Coach
Telemóvel: 966 856 843

Email: jorgeboim@sportshypnocoach.pt
Site
Facebook

Veja aqui mais artigos de Jorge Boim

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos