A importância (ou não) das frases motivacionais

A utilização de frases motivacionais é algo muito comum entre os atletas. Cada um tem uma ou várias frases que lhe transmite mais motivação, que gosta de ler antes dos treinos ou provas. Frases que, no fundo, servem de “moto” na hora de maior dificuldade.

 

Grande parte dessas frases são coisas do género “Se fosse fácil, não era para mim”, “O único dia fácil foi ontem”, “No Pain, No Gain”, “Posso cair mas levanto-me mais forte” e outras semelhantes. No entanto, o que estas frases apresentam em comum é que partem de um ponto negativo, partem de uma dificuldade.

Quando começamos a acreditar nestas frases, ou outras iguais, estamos a colocar em nós mesmos uma carga negativa, estamos a partir já do princípio de que, de facto, as coisas vão custar, vão ser difíceis, vai doer, vamos cair, etc. E, como já falámos anteriormente, quando acreditamos muito numa coisa, ela realiza-se. À semelhança dos “Muros das Maratonas”, só para dar um exemplo conhecido…

Frases motivacionais devem ter cariz positivo

O objetivo de uma frase motivacional é levar-nos, ou ajudar-nos, a chegar um pouco mais acima do nosso desempenho, a superar a nossa marca, a dar aquele extra que nos fará chegar ao sucesso. Para tal, na minha opinião, é muito mais eficaz se as frases usadas forem já de um cariz positivo. Agarrando nos exemplos, estaremos a falar de frases do tipo “Hoje serei melhor que ontem”, “Todas as situações são oportunidades de superação”, entre outras.

Devemos sempre incorporar frases motivacionais positivas
Devemos sempre incorporar frases motivacionais positivas

No fundo, o que procuramos neste tipo de frases, ao contrário do que habitualmente pensamos, não é um aumento da motivação, porque essa já existe quando nos propomos a fazer uma prova ou a procurar este tipo de frases. O que se procura neste tipo de frases é um aumento da confiança para fazer a prova ou o treino, é um “boost” que nos leva à superação diária. Assim, é da mais alta importância que as frases partam de um princípio positivo, que sejam viradas para a superação individual e não para o ultrapassar de obstáculos.

Deixo-vos uma dica: procurem e escolham 3 frases de superação, de índole puramente positiva, com que se identifiquem, imprimam e coloquem num local bem visível. Leiam essas frases todos os dias, tantas vezes quantas as possíveis, e deixem essa força, essa confiança, esse positivismo entrar no vosso dia-a-dia… Irá tornar-se parte de vocês e, nessa altura, estarão “no ponto”.

CONTATOS:

Jorge Boim
Sports Mental Coach
Telemóvel: 966 856 843
Email: jorgeboim@sportshypnocoach.pt
Site
Facebook

Veja aqui mais artigos de Jorge Boim

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos