O descanso na corrida deve fazer parte do plano de treinos

O especialista Tiago Marto aborda a importância do descanso na corrida no seu artigo mensal na revista 100% Corrida, um tema no qual é frequentemente questionado.

 

«Muitas das vezes as dúvidas prendem-se com questões simples que vão desde se um atleta deve descansar a seguir a uma competição, se se deve repousar quando se sente o corpo fatigado ou se deve insistir no treino, o que fazer após um treino mais intenso, etc. Todas estas dúvidas são válidas e têm uma razão de ser, visto que muitas das vezes melhoramos a componente do treino, o equipamento desportivo, a suplementação e esquecemos o descanso», começa Tiago Marto o seu artigo, com o especialista a ressaltar que «o repouso é parte fundamental do treino».

A equação errada do descanso na corrida

A verdade é que muitos atletas amadores acabam por desvalorizar o descanso no seu plano de treinos, acreditando que este fator acaba por afetar o rendimento da sua performance, numa equação simplista e sem lógica, que é a seguinte: não treinar é igual a baixa de forma.

Ao longo do seu texto, Tiago Marto explica as razões dessa equação estar errada.

O descanso na corrida é fundamental no plano de treinos
Quem corre deve ter consciência do descanso na corrida

«Muitas das vezes incorremos no erro de não descansarmos o suficiente e também não o fazemos da forma mais correcta. Expressões como “no pain no gain” fazem parte do nosso quotidiano e fazem-nos acreditar que o descanso e para os fracos e que precisamos sempre de “carregar” um pouco mais. Eu acredito que os melhores atletas conseguem encontrar o equilíbrio ótimo entre a carga de treino e competição e a recuperação. E isto, muitas vezes, significa que têm semanas inteiras em que o treino específico tem muito pouca expressão.» 

Tiago Marto refere inclusive uma conversa que teve com um treinador de umas das melhores maratonistas portuguesas da atualidade e a opinião do mesmo sobre o assunto, um dos temas mais estudados nossos nosso dias.

LEIA A CRÓNICA DE TIAGO MARTO AQUI

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos