Teresa Branco ensina a controlar o peso e a melhorar a nossa saúde

Ao longo desta semana vamos publicar excertos do livro “Ser Fit ´Bora Lá! – Comendo Bem e com Saúde”, de Teresa Branco, editado pela Guerra & Paz. Este é o primeiro dia d´«A Semana do Controlo do Peso e da Saúde».

 

Ser FIT ‘Bora Lá! Este livro é para ti!

 

Ser FIT ‘Bora Lá! é para ti… Para ti, que te preocupas com a imagem, que te queres sentir bem com o teu corpo e contigo próprio. Este livro é para ti que és rapaz, para ti que és rapariga, para ti que tens excesso de peso, para ti que não tens excesso de peso, que queres ser musculado ou que queres aprender a ter um estilo de vida saudável. Neste livro poderás encontrar explicações para alguns dos teus comportamentos, que por sua vez te levam a ter um determinado corpo. Encontrarás também as razões pelas quais às vezes é tão difícil identificares-te com o teu corpo, mesmo que as pessoas te digam que és lindo ou linda, que não tens excesso de peso ou que o teu corpo é muito bonito. Como irás perceber ao longo destas páginas, é perfeitamente natural que na tua idade te sintas menos seguro com o teu corpo e que sintas dificuldade em apreciares os teus pontos fortes, minimizando os pontos fracos. Usualmente, com a idade e o amadurecimento, apesar dos cabelos brancos, das rugas e da flacidez na pele e nos músculos, as pessoas acabam por gostar muito mais de si próprias. Com esta afirmação, consegues perceber que o quanto gostamos de nós está muito pouco relacionado com o nosso corpo mas muito mais relacionado com o que somos, com aquilo que conseguimos fazer e com a forma como nos vemos. Por sabermos que poderás sentir-te menos bem com todas estas questões, quisemos ao longo deste livro falar-te sobre estes assuntos sem rodeios, para que te identificasses e para que percebesses que isto não acontece só contigo. Todos os jovens se sentem da mesma forma, até porque actualmente a pressão para todos termos uma determinada imagem é muito grande, o que te faz sentir ainda mais insatisfeito com o teu corpo, que por sinal é diferente de todos os outros e, que curiosamente, se torna mais bonito precisamente porque não é igual a mais nenhum. Tu é que podes ainda não te ter apercebido disso!

 

Neste livro poderás encontrar também dicas para teres uma alimentação mais saudável e de acordo com os objectivos que pretendes atingir, ou seja, perceberás como te deves alimentar caso queiras perder peso, aumentar a massa muscular ou apenas ter um estilo de vida mais saudável. Aprenderás a fazer refeições saudáveis quer estejas em casa, no restaurante ou na escola. Conseguirás perceber como deves estruturar o teu dia alimentar, através de planos alimentares para diversas situações e que te levam a atingir objectivos diferentes, mas sempre com o pressuposto de que deves ter uma alimentação saudável.

 

No Ser FIT ‘Bora Lá! também irás conhecer melhor o teu corpo, quer sejas rapaz ou rapariga e poderás adequar o teu estilo de vida ao teu corpo e aos teus objectivos. Perceberás ainda o quanto o rapaz e a rapariga são diferentes (e ainda bem…), e que têm características específicas de cada um dos sexos, sendo muito importante saberes o que se passa com o sexo oposto, pois isto tornará a convivência mais fácil e ajudar-te-á a teres mais segurança nas tuas relações.

 

Ainda neste livro, poderás perceber qual o exercício mais adequado para ti e porquê. Terás esquemas de treino de acordo com os teus objectivos e de acordo com o nível em que estás, ou seja, se és iniciante, ou se já estás mais avançado. No entanto, este livro não pretende substituir uma prescrição individualizada feita por um fisiologista do exercício, pretende dar-te dicas de treino, motivar-te para iniciares um programa de treino e, acima de tudo, pretende fazer-te perceber que é possível alcançar os teus objectivos, mesmo que eles te pareçam, à partida, muito difíceis.

 

Este livro é essencialmente para ti, mas os teus pais também o poderão ler, pois acredito que será um elemento facilitador na vossa relação, principalmente no que respeita ao teu novo estilo de vida.

 

Perceberás como te deves alimentar caso queiras perder peso, aumentar a massa muscular ou apenas ter um estilo de vida mais saudável.

 

Pretende-se ainda com o Ser FIT ‘Bora Lá! que os teus pais te entendam melhor, que percebam que as substâncias que tomas não são todas iguais e que seres FIT não é nenhuma obsessão, mas uma atitude na vida muito saudável. É por esta razão que deverás emprestar este livro aos teus pais, aos teus avós e aos teus professores. Sei, porque recebo muitos pais preocupados, que na maioria das vezes os pais não entendem muito bem a razão pela qual os seus filhos querem ser mais musculados e mais FIT, acham desnecessário, chegando a pensar que é um exagero. Claro que algumas vezes eles têm razão, porque, como sabes, os distúrbios da imagem e os distúrbios alimentares têm vindo a aumentar e cada vez em idades mais jovens. Existem relatos de meninas que se tornam anorécticas aos 8 anos de idade e há cada vez mais rapazes que evitam comer para serem magros. Estes comportamentos resultam, muitas vezes, de uma educação muito exigente ou de um envolvimento com muita pressão e passar fome pode ser uma forma de autocontrolo para estes jovens. Estes rapazes e raparigas sofrem de um grande problema de auto-imagem, olham-se ao espelho e vêem-se de forma completamente diferente do que são. Mas este livro não é um livro que pretenda tratar jovens com distúrbios dessa natureza, serve apenas para te alertar e sensibilizar para que tenhas um estilo de vida saudável, no entanto, poderá servir também para que te apercebas de que algo não está bem contigo e que precisas de ajuda especializada. Caso isso aconteça, deves mesmo pedir ajuda, porque quanto mais cedo a pedires, maior probabilidade tens de ultrapassar o teu problema, sem recaídas.

 

No final deste livro, encontrarás um programa alimentar de quatro semanas que te poderá ajudar a perceber como é estruturada uma alimentação saudável, quer sejas magro, quer tenhas excesso de peso e independentemente do teu sexo. No entanto, este programa deve ser ajustado às tuas necessidades, por isso, ser-te-ão dadas também dicas para que o possas ajustar aos teus objectivos e às tuas características. Como deves compreender, todos nós somos diferentes e seria impossível fazer um programa alimentar para cada um, individualmente. Este programa alimentar deve servir como ponto de partida e deverá fazer-te compreender e tomar consciência de alguns erros alimentares que poderás estar a cometer. Se esse for o caso, não deves ficar desmotivado, pensando que não vale a pena sequer tentar… vai em frente, acredita porque é possível…

 

Encontrarás também em Ser FIT ‘Bora Lá! um capítulo dedicado à suplementação para aumento da massa muscular, caso esse seja o teu objectivo, no entanto, e tal como é explicado nessa parte do livro, só deverás iniciar uma suplementação caso o teu organismo esteja suficientemente saudável para a receber. Por isso, deverás sempre aconselhar-te com um profissional de saúde que seja especialista nesta matéria. É importante que percebas que a suplementação não é adequada a todas as pessoas e a todas as bolsas. O uso regular de suplementos torna-se dispendioso e isso pode ser um motivo pelo qual os teus pais não te poderão ajudar. Nessa altura, deves tirar maior partido dos alimentos. Convém salientar que os suplementos, quer seja para aumento da massa muscular, quer seja para aumentar as concentrações de vitaminas e minerais no nosso organismo, nunca devem substituir as refeições e os alimentos, devem apenas complementar, tal como o nome indica, uma alimentação saudável. Nunca deves substituir uma refeição principal, almoço ou jantar, por um batido proteico ou outro tipo de suplementação, a não ser que não haja outra alternativa e assim sendo, será sempre melhor beber um batido proteico do que não comer nada e passar horas em jejum.

 

O programa de treino de quatro semanas que encontrarás no capítulo final deste livro servirá também como orientação e privilegiará as características das raparigas e dos rapazes e por essa razão poderás encontrar um programa de treino para as raparigas e outro para os rapazes. À semelhança do programa alimentar, o programa de treino também deverá servir como orientação, uma vez que não levará em conta todas as características individuais dos jovens que lerem este livro. Como te aperceberás nesse capítulo, iniciaremos o programa de quatro semanas de treinos com exercícios mais fáceis e menos intensos e, à medida que as semanas vão avançando, também os exercícios se tornarão mais difíceis e com maior intensidade. Ainda assim, procuraremos, sempre que possível, criar alternativas para iniciantes e para avançados, tentando criar estímulos de treino diferentes para jovens diferentes.

 

Os melhores resultados surgirão do equilíbrio entre a nutrição, o exercício, a suplementação e uma boa gestão da imagem, da auto-estima e das tuas emoções. Sem o balanço de todas estas partes, não sentirás realmente a diferença no teu corpo e na tua cabeça. O teu investimento deverá ser feito em todas estas áreas, mas sempre tendo uma grande preocupação com a tua saúde.

 

Por último, quisemos fazer de ti um chefe, ou seja, queremos que saibas confeccionar as tuas refeições nas diversas situações e por isso disponibilizámos várias receitas de rápida confecção, muito fáceis de elaborar e que fossem muito apetitosas. É importante que fiques com a noção de que comer saudavelmente não implica comer refeições sem graça e com grande sacrifício. Ainda assim, cozinhar bem implica dedicação e empenho, a começar pela lista de compras que terás de elaborar para que não te falte nenhum dos ingredientes.

 

Depois, é pôr mãos à obra sabendo que a tua primeira refeição pode não ficar exactamente como idealizavas. É mesmo assim, ninguém nasce ensinado e por isso irás falhar algumas vezes, mas o importante é não desistires.

 

Esperamos com este livro que te sintas confiante, que esclareças as tuas dúvidas e que alcances os teus objectivos, sejam eles quais forem. Caso não sintas vontade de começar de imediato, é porque provavelmente ainda não estás pronto, necessitas de algum tempo para te preparares e não há mal nenhum nisso. Um dia, olharás para este livro e sentirás que chegou o momento e nesse dia, tudo te parecerá muito mais fácil. A iniciativa deverá partir de ti e por isso deverás ser tu a pedir que te ofereçam este livro ou deverás ser tu próprio a comprá-lo, vais ver que te saberá muito melhor e a tua probabilidade de êxito será muito maior.

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Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

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