Conheça algumas importantes técnicas de corrida

 

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Para qualquer modalidade do atletismo, a técnica de corrida é fundamental para melhorar a eficiência de cada movimento, permitindo deste modo a obtenção de melhores resultados. No artigo anterior, Marco Pereira abordou o Skipping (leia aqui). Complementando o trabalho, conheça agora mais algumas técnicas, de igual modo úteis.

 

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Dribling
O movimento do Dribling é similar ao do Skipping, mas, neste exercício, os joelhos não devem ser tão elevados – devem ir, no máximo, até à altura das coxas. O objetivo é tocar rapidamente o solo, minimizando o tempo de contato.

Elevação do calcanhar ou Anfersen
Nesta técnica, o corredor mantém as mesmas passadas curtas e a pisada com a parte dianteira do pé, mas, ao invés de erguer os joelhos, deve-se elevar os calcanhares até à altura dos glúteos. Imagine que existe uma linha paralela e rente às suas costas e procure não a ultrapassar com os calcanhares. Este não é um exercício de passada longa.

Saltos
Estes exercícios exigem um pouco mais do corredor. Se é iniciante ou está lesionado, vá com calma! O exercício consiste em correr com passadas largas, saltando com a perna de trás estendida e com o joelho da frente elevado.

Corrida com os joelhos estendidos
Esta técnica pode ser realizada de duas formas: mantenha os joelhos estendidos e corra com a postura ereta ou mantenha-os nesta mesma posição e corra elevando as pernas à frente do seu corpo. Esta técnica ajuda a fortalecer o tornozelo.

Deixo ainda uns vídeos para visualizarem outros exercícios.

Skipping de alta frequência
altafrequencia

Skipping médio com mãos nos glúteos
medio-Anca

Skipping alto assimétrico
AltoAssimDir

Skipping alto alternado

AltoAlternado

Skipping alto com braços levantados

AltoLevantarBracos

Skipping alto com braços acima e à frente

AltoAcimaFrente

Skipping alto com trabalho coordenativo de braços 

AltoCoordenativoBracos

Skipping coordenativo

Coordenativo

Skipping de calcanhares aos glúteos

CalcanharesGluteos

Skipping de calcanhares aos glúteos assimétrico

CalcanharesGluteosDir

Skipping de calcanhares aos glúteos alternado

AtrasAlternado

Skipping de calcanhares aos glúteos/alto (2 + 2)

Alto-Atras(2+2)

Skipping alto em grifé

AltoGrife

Coxinhos

Coxinhos

Passadas saltadas

Passadasaltada (1)

 

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Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

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