Entreajuda é o segredo do EDV – Viana Trail

Criado em 2012, o EDV – Viana Trail apresenta 101 associados, sendo hoje uma referência no Trail Running nacional. A grande entreajuda entre todos é um dos grandes méritos do clube, podemos ler n´«A Semana… “Títulos para todos os gostos”».

 

Neste momento, a equipa é formado por quantos atletas? E a comitiva de profissionais totais?
A EDV Viana Trail é formada por 101 associados, dos quais cerca de 40 correm e participam em provas de forma assídua. Nenhum é profissional.

O que a EDV – Viana Trail oferece aos seus atletas?
O nosso grupo é, acima de tudo, uma grande família. A entreajuda e a vontade de aprender e ensinar é constante. A EDV – Viana Trail dá aos seus atletas e associados a possibilidade de evoluir, não só do ponto de vista competitivo, como também do ponto de vista humano. Tal passa, primeiramente, pelo contato entre os atletas mais experientes e os menos experientes. Temos grupos fechados nas redes sociais de maneira a facilitar essa troca de informação no que diz respeito ao treino, nutrição, equipamento, provas, marcação de treinos em grupo, etc. Temos igualmente um regulamento interno que premeia os atletas segundo a sua performance desportiva. Além disso, temos parceiros nomeadamente a nível da nutrição – que oferecem descontos variados na compra dos seus produtos.

EDV – Viana Trail cmo vertente competitiva e de lazer

Como foi criado o clube e em que ano?
A EDV – Viana Trail surgiu em 2012 com a designação “Viana Trail”. Esta nomenclatura vigorou até à sua associação com a Escola Desportiva de Viana (EDV) em finais de 2013. Partindo da iniciativa de quatro amantes da modalidade – Gabriel Meira, Paulo Coelho, José Carlos Alcobia e José Domingos Santos -, o grupo foi crescendo ao longo do tempo e hoje compete a nível nacional e, pontualmente, internacional.

Há apenas uma vertente competitiva?
A EDV – Viana Trail é de todos e para todos. A nossa equipa é constituída por todo o tipo de atletas, desde campeões nacionais a simples apaixonados pelo desporto. Os primeiros dedicam-se à sua vertente competitiva; os últimos à sua vertente de lazer. Homens e mulheres, dos 20 e poucos aos 60 e muitos, todos com a mesma paixão pelo Trail Running.
A evolução da EDV – Viana Trail em termos competitivos é fruto da persistência, do esforço conjunto dos seus cofundadores e das relações de amizade e companheirismo que se foram consubstancializado ao longo do tempo. Prova disso são os inúmeros títulos nacionais, tanto individuais como coletivos, arrecadados nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM

EDV-Viana Trail: «Calendário nacional está assente na maximização do lucro»

O desgastante ano da EDV-Viana Trail

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos