Sara Moreira segundo o caricaturista Paulo Costa

paulocosta1

O nosso CORREDOR ANÓNIMO, Paulo Costa (leia aqui a primeira parte da entrevista), desenha corredores desde 2014. No entanto, faz questão de não exagerar nas feições faciais, como podemos verificar na caricatura de Sara Moreira, que, este domingo, corre a Maratona de Nova Iorque.

 

Partilhe pelos amigos e faça um LIKE na nossa página. Obrigado! 

 

Faz caricaturas. Como e desde quando surgiu a ideia de fazer caricaturas para corredores?
Já trabalho com caricaturas há alguns anos, principalmente para casamentos, festas e eventos. A ideia de ilustrar atletas surgiu em 2014, quando entrei para o grupo Viciados em Corrida de Rua, no Facebook. Depois comecei a divulgar o meu trabalho que, felizmente, tem alcançado boa recepção.

Mas é algo que faz com regularidade? Consegue viver dos seus desenhos?
Até agosto de 2014 trabalhava para uma editora como ilustrador de material didático e, nas horas vagas, desenhava caricaturas, vendendo o meu trabalho via internet. Após sair da empresa, comecei a trabalhar com caricaturas e ilustrações. Estou ainda no período de conhecimento do mercado. Trabalho bastante hoje, mas ainda não consigo viver só do desenho.

SaraMoreiraE como tem sido a aceitação das suas caricaturas? Por exemplo, quantas encomendas tem por mês?
A verdade é que estou surpreso com os resultados alcançados, principalmente por ser uma ideia nova no Mundo do Running. Tenho, em média, cerca de 10 encomendas por mês. Mas, e evidentemente, que espero ter mais encomendas no futuro.

Quanto tempo demora a fazer uma caricatura?
Como a caricatura é personalizada e ilustrada, demoro em média um dia. Mas geralmente dou ao cliente uma margem de 5 dias de prazo de entrega para poder trabalhar com segurança e passar o máximo de detalhes da pessoa que estou a desenhar.

Qual a dificuldade em fazer uma caricatura? O que tem em atenção?
O mais importante na caricatura é passar a escência da pessoa e os seus detalhes faciais. Procuro no entanto não exagerar nas feições, procuro fazer o mais próximo da foto. Talvez seja esse o meu principal diferencial.

O que necessita para fazer uma caricatura?
Para fazer a caricatura solicito sempre algumas fotos para ter uma referência. Peço também que a pessoa relate com detalhes como pretende que seja a arte. No caso dos atletas, normalmente eles querem a arte personalizada, por exemplo, com o logotipo da equipa, um tipo de ténis que gosta de usar, os óculos, uma paisagem específica, etc…

É um autodidata ou aprendeu a desenhar em algum curso de desenho?
Sou autodidata e desenho desde os 7 anos. Para melhorar a minha técnica e a minha formação, costumo comprar livros ou fazer downloads de material sobre desenho e ilustração. Gostaria no entanto de, um dia, ensinar tudo o que aprendi sobre a arte do desenho à algumas crianças e adolescentes mais carenciadas aqui no Rio de Janeeiro.

Todos podem solicitar o seu trabalho?
Faço caricaturas para todo o Brasil e espero fazer em breve para o estrangeiro. Com a internet é algo muito fácil e, felizmente, possível. Aceito trabalhos através da minha página no Facebook.

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos