Ercília Machado: «Fico contente por ficar no Top 21 da Corrida do Tejo»

Mesmo com uma queda na parte inicial da prova, Ercília Machado alcançou finalmente uma vitória na Corrida do Tejo (1o km), no último domingo (35m00). Um triunfo especial para a atleta, depois de ter alcançado no passado o terceiro e segundo lugares.

 

Esperava o triunfo na Corrida do Tejo?
O meu objetivo, quando vou para uma corrida, passa obviamente por lutar pelo pódio mas, acima de tudo, pela vitória. Portanto, o meu objetivo para esta corrida era alcançar a vitória, o que acabei por concretizar.

Alcançou ainda o Top 21 da classificação geral. Este resultado foi de certo modo surpreendente?
Em nenhum momento da prova me passou pela cabeça qual a minha classificação geral, apenas estava focada na minha classificação individual feminina. Mas claro que fico contente por saber que fiquei no Top 21.

De certo modo, ser atleta da New Balance aumenta a sua pressão para a prova, já que a marca é a patrocinadora principal da corrida?
Não, de todo. Acima de tudo, a New Balance deseja que os seus embaixadores estejam presentes para dignificar ainda mais a corrida. Nós, atletas, é que queremos lutar pela vitória como forma de agradecimento por todo o apoio que temos recebido por parte da marca. Eu, mais concretamente, pelos 4 anos que estou com a New Balance.

 

Ercília Machado no pódio da Corrida do Tejo
Ercília Machado no pódio da Corrida do Tejo

 

Qual o seu historial desportivo na prova?
Esta foi, se não estou em erro, a minha quarta participação na Corrida do Tejo. Como classificações principais tinha obtido um 2.º lugar e um 3.º lugar… Só me faltava mesmo o 1.º lugar, o qual foi alcançado este fim-de-semana.

Ercília Machado já foi madrinha da Corrida do Tejo

Também já foi madrinha da corrida. Como foi e o que recorda dessa experiência?
Sim, já fui madrinha da corrida em 2015. Para mim é sempre uma honra ser madrinha de uma competição. É o reconhecimento que as pessoas nos podem dar pelo trabalho que temos desenvolvido ao longo destes anos todos. Como madrinha, acima de tudo procuro tento divulgar e apelar às pessoas para fazerem mais atividade física e desfrutarem da paisagem maravilhosa ao longo dos 10 km da prova.

O que a Corrida do Tejo tem de especial, já que, ano após ano, as inscrições estão sempre próximas de esgotar ou inclusive esgotam?
Esta prova é uma das que mais gosto de participar por vários fatores: pela excelente organização; pelo apoio que vamos recebendo ao longo de todo o percurso, seja pelos participantes, pelo público que está a assistir ou pelas pessoas que estão a animar em determinados pontos da corrida; e como pela fantástica paisagem que podemos deslumbrar ao longo da Marginal.

LEIA TAMBÉM

Os perigos da Corrida do Tejo

Corredores sentem dificuldades nos treinos de série da Corrida do Tejo

 

  • FOTOS: Corrida do Tejo e Luís Duarte Clara
Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos