Um dorsal chamado Oliveira que na verdade devia ser João

No segundo dia d´«A Semana do tricampeão João Oliveira», o português salienta o carinho dos italianos pelos seus feitos na Ultramilano-Sanremo, um carinho que fez com quem muitos corressem ao seu lado durante a prova. «João, força!», gritaram ao português.

 

E como pensava controlar isso?
Fiz uma tabela com as passagens de tempo, a cada 10 km, e pedi ao carro de apoio para ir dizendo o meu ritmo médio. Mas a equipa não percebeu bem. Deram-me 5m40 aos 20 km, 5m30 aos 40 km. Aos 50 km o mesmo ritmo…
Então decidi parar e pedi a minha tabela para consultar, já que tinha 4h08 em 50 km. As coisas não poderiam estar bem…
Vi na tabela que 4h10, aos 50 km, dava-me um ritmo médio de 5m/km, o que correspondia que estava a correr abaixo de 5 minutos ao km. Para quem vai fazer 285 km é absurdo fazer este ritmo, face a distância e a elevada altimetria que a prova apresenta. Gastei muita energia desnecessária nos primeiros 50 km.

LEIA TAMBÉM
João Oliveira alcançou a terceira vitória seguida nos 285 km da Ultramilano-Sanremo

Como procura gerir uma prova com estas dificuldades? Qual a principal preocupação que tem em corridas com esta quilometragem?
Procuro essencialmente gerir o esforço ao longo da prova. Por exemplo, ingiro espaçadamente para o corpo manter uma energia constante e não de altos e baixos. Procuro também não me perder, pelo menos o menos possível (risos)

Como é a reação dos italianos, já que soma três vitórias em quatro edições?
O povo italiano é excelente, muito hospitaleiro, acolhedor. Durante a prova, e por onde passava, seja em vilas ou cidades, o meu dorsal dizia «Oliveira – Port.». Mas todos chamavam pelo meu nome: «João, força!». João é uma lenda! Muitos faziam questão de correrem comigo, alguns uns quilómetros, outos até um quilómetro. Foram muitos e foi algo realmente incrível! Ajudaram muito na motivação.

 

Il podio di UMS. La diretta della premiazione

Publicado por Ultramilano-Sanremo em Segunda-feira, 1 de Maio de 2017

Pedro Alves

Pedro Alves