Do Polo Norte para o deserto do Atacama com a corrida como denominador comum

Depois do frio extremo na Maratona do Polo Norte, João Bandeira Santos resolveu saber o que era correr no calor extremo, concretamente na Volcano Marathon, no deserto do Atacama, no Chile, uma prova que tem o seu início a uma altitude de cerca de 4500 metros. Este é o primeiro dia d´«A Semana da corrida extremamente difícil e extremamente bela».

 

Depois da Maratona do Polo Norte, a Volcano Marathon? Porquê?
Depois de correr maratonas nos 7 continentes e Polo Norte e ser o primeiro português e o 101.º a nível mundial a entrar no Marathon Grand Slam Club, senti o apelo de passar do frio extremo para o calor extremo e de me estrear num deserto não polar. Além disso, tinha a dificuldade acrescida da altitude. Quando corro, procuro sempre novos desafios.

Mas como descobriu a Volcano Marathon? E que informações tinha sobre a prova?
A Volcano Marathon é organizada pelo Richard Donovan, que organiza a Artarctic Ice Marathon e a North Pole Marathon.

As paisagens são marcantes na Volcano Marathon
As paisagens são marcantes na Volcano Marathon

Sabia, à partida, que era considerada a mais dura das provas organizadas pelo Richard Donovan, muito devido a falta de oxigénio e pelo terreno desnivelado. No entanto, tamanho esforço é compensado pela beleza e espetacularidade das paisagens. Tudo isso se provou ser verdadeiro: é uma prova extremamente difícil e extremamente bela!

A Volcano Marathon realiza-se no Deserto de Atacama

Como foi a pesquisa para ter informações sobre a corrida?
Obtive informações na internet e diretamente com o diretor da prova, Richard Donovan.

E o que descobriu sobre a Volcano Marathon?
A partida desta Maratona é no coração do deserto de Atacama, a cerca de 4500 metros de altitude. Este deserto é o mais seco do mundo, atravessado pelo Trópico de Capricórnio. O percurso da desenvolve-se em redor de vários vulcões, um deles o Lascar, um dos mais ativos da América do Sul.
O programa da Maratona inclui 3 dias para a aclimatização à altitude em San Pedro de Atacama (2500 metros), com treinos e visita à Cordilheira do Sal, Vale da Lua e Vale de Marte. O Vale de Marte apresenta gigantescas dunas de areia e rochas que se assemelham à superfície de Marte, sendo por isso o local escolhido pela NASA para testar os equipamentos utilizados nas missões interplanetárias.
A Volcano Marathon é a Maratona de deserto mais alta do mundo.

LEIA AQUI 
Dois portugueses na Maratona do Polo Norte

Conheça os segredos para correr 7 Maratonas nos 7 Continentes e mais uma no Polo Norte

Efetuar treinos em frigoríficos é essencial para preparar a Maratona do Polo Norte

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos