Corrida Popular da Costa Nova tem os 10 km mais rápidos do país

Como aconteceu nas três edições anteriores, a Corrida Popular da Costa Nova alcançou um novo êxito este ano. Muito por ser a prova de 10 quilómetros mais rápida do país.

 

 

Mais um ano, mais um êxito. Como explica o sucesso da Corrida Popular da Costa Nova?
Em primeiro lugar, o percurso é de facto de excelência e tem características muito próprias que o tornam num traçado muito rápido e apetecível para quem quer fazer boas marcas aos 10 quilómetros, em estrada: plano, de curvas suaves, paralelo à ria. Na Corrida Popular da Costa Nova a maioria dos participantes procuram bater os seus recordes pessoais e começa a haver uma ideia generalizada que esta é, de facto, a prova de 10 quilómetros mais rápida do país, devidamente certificada. A publicidade é feita sobretudo por quem participa e não apenas pela organização.

Ricardo Ribas foi o vencedor da Corrida Popular da Costa Brava
Ricardo Ribas venceu a Corrida Popular da Costa Nova, com o tempo de 30m33

Acredita que um dos segredos da prova é fazer do dia da corrida um dia de festa? O que tem de diferente esta prova?
O que esta prova tem de especial e diferente é o seu conceito de base que se mantém inalterado desde a sua primeira edição, ou seja, esta é uma prova para recordes e os atletas já perceberam a mensagem. O espírito competitivo é colocado em alta e os atletas são estimulados a se superarem. Por exemplo: este ano, o primeiro classificado fez 30m33 e o último a chegar à meta fê-lo em menos de 1h10. E isto, de facto, não é muito normal nas restantes corridas de estrada, com a mesma distância. Mas é um todo que não se resume à competição em si. Se perguntar aos moradores da Costa Nova vão-lhe rapidamente identificar a Corrida Popular da Costa Nova como um dos eventos mais marcantes da localidade. Pessoalmente isso deixa-me muito orgulhoso.

Corrida Popular da Costa Nova foi complicada de colocar em pé

Mas apenas o “percurso plano” justifica este incrível sucesso em tão poucos anos?
Não só. Modéstia à parte, há a qualidade técnica e organizativa do evento, que é inquestionável, e depois há toda uma envolvente do próprio local, muito procurado por turistas, que fazem desta uma prova realmente especial.

Escreveu na sua página do Facebook que a Corrida Popular da Costa Nova é a sua «menina dos olhos». Como nasceu esta «menina»?
O Atletas.net organiza vários eventos e sem desprimor dos restantes, que têm cada qual as suas particularidades, a verdade é que a Corrida Popular da Costa Nova tem um conceito inovador para corridas de 10 quilómetros de estrada, em Portugal. Inovador não significa fácil, passámos por exemplo por duas reprovações ao projeto inicial. Só a muito custo e com muita persistência é que a prova viu a luz do dia e pessoalmente identifico-me com a capacidade de resiliência, que por vezes é precisa para fazer acontecer. O Atletas.net estava sediado, na altura, em 2014, ali bem perto, a menos de 5 quilómetros, e por isso conhecíamos bem aquele local e as suas potencialidades para uma prova com estas características. Fiz um acordo, que mais parecia uma aposta, com o atual presidente de Câmara e passados quatro anos posso dizer que ganhei a aposta (risos).

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos