O desgastante ano da EDV-Viana Trail

Tetracampeã nacional de Trail Ultra e tricampeã nacional de Trail Ultra Endurance, além de vitórias na taças de Portugal de Trail Ultra e Trail Ultra Endurance, pela terceira vez consecutiva. O ano não se pode considerar de negativo para a EDV-Viana Trail. Todavia, o presidente e um dos fundadores de uma das principais equipas do Trail em Portugal, José Carlos Alcobia, assim como o atleta Pedro Caprichoso, admitem que a temporada foi… «desgastante!». Este é o primeiro dia d´«A Semana… “Títulos para todos os gostos”».

 

Conquistaram este ano o terceiro título consecutivo por equipas. Esperavam este tricampeonato?
Tendo em conta o nosso historial e a cultura que foi sendo aprimorada ao longo dos anos, sempre que a EDV-Viana Trail entra numa competição é para lutar pela vitória. Respondendo diretamente à pergunta: – Sim, esperávamos! Esperávamos não no sentido de que estava ganho à partida, mas antes no sentido em que havíamos vencido nos últimos dois anos e éramos naturalmente favoritos.

Poderiam resumir como foi a época?
A primeira palavra que nos vêm à cabeça é apenas uma: desgastante. Foi uma época extremamente desgastante! Para tal contribuíram os seguintes fatores:
1) calendários dos campeonatos nacionais com excesso de provas
2) critérios de pontuação que permitiam que duas ou mais equipas chegassem empatadas ao fim dos mesmos
3) critérios de desempate alterados a meio da época
4) aumento de competitividade dos nossos adversários diretos

LEIA TAMBÉM
Romeu Gouveia conquista título nacional de Trail Curto

Mas qual o balanço que fazem da mesma?
O balanço é bastante positivo. Foi, sem sombra de dúvidas, uma das épocas mais desgastantes e difíceis. No entanto, ao mesmo tempo foi uma das melhores de sempre: repetimos os títulos de Campeões Nacionais de Trail Ultra (pela quarta vez consecutiva) e Trail Ultra Endurance (pela terceira vez consecutiva) e vencemos ainda as Taças de Portugal de Trail Ultra e Trail Ultra Endurance (pela terceira vez consecutiva).
Além disso, a nível individual, três atletas nossos obtiveram títulos a nível nacional: o Ricardo Silva sagrou-se campeão nacional de Trail Ultra, Fernanda Verde venceu a Taça de Portugal de Trail Ultra e Luís Duarte venceu recentemente a Taça de Portugal de Trail Ultra Endurance (leia aqui).
Para além da vertente competitiva, continuamos a reforçar o nosso número de associados, que atualmente ascende a mais de uma centena.

 

Luís Duarte vence em Cerveira e conquista pontos importantes para a EDV-Viana Trail
Luís Duarte vence em Cerveira e conquista pontos importantes para a EDV-Viana Trail

 

Ultra Trilhos dos Abutres foi a prova mais marcante do calendário

Quais foram as provas mais complicadas?
Provavelmente, a prova mais complicada foi o GTSA—Grande Trail Serra D’Arga. Embora jogássemos em casa, a verdade é que estávamos a atravessar uma onda de lesões e a equipa estava muito condicionada. Na altura tínhamos atletas com muitos quilómetros nas pernas a recuperar de lesões contraídas em provas anteriores. No entanto, apelando ao espírito de equipa dos nossos atletas, conseguimos ainda assim levar de vencida a corrida e manter a Taça de Portugal em Viana do Castelo.

E qual foi a prova mais marcante?
A prova mais marcante foi, claramente, o UTA – Ultra Trilhos dos Abutres. É, por norma, onde conseguimos aferir a capacidade dos nossos adversários em início de época. As equipas estão nos Abutres na máxima força e a nossa vitória deu-nos excelentes indicações para o resto da época. Usando uma analogia automobilística, ao vencer os Abutres era como se tivéssemos feito o melhor tempo nos treinos de qualificação, partindo portanto na pole position.

Qual o momento mais importante da época, aquele que foi decisivo para o triunfo?
Uma vez que disputamos dois campeonatos em simultâneo, o Trail Ultra e Trail Ultra Endurance, os momentos mais importantes da época foram o Ultra Trail do Piodão – prova que nunca havíamos vencido – e o EGT – Estrela Grande Trail, que serviu de impulso para a vitória na Endurance.

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos