Saiba o seu tempo na Meia-maratona tendo como base os 10 km

Para quem já corre com algum conforto os 10 km, a meta a ultrapassar no futuro é a Meia-maratona, algo que pode acontecer já em 2018. Saiba o tempo que poderá alcançar nos 21,097 km tendo como base o tempo nos 10 km.

 

Uma das distâncias com mais praticantes nos últimos anos, a Meia-maratona é hoje uma das corridas mais procuradas pelos corredores. Para aqueles que pretendem correr pela primeira vez os 21,097 km em 2018, é possível ter uma noção do tempo que poderão alcançar na distância tendo como referência o registo dos 10 km.

Evidentemente que esta “fórmula” depende de vários fatores (percurso, historial dos treinos, performance individual, condições atmosféricas, etc.), mas a mesma, segundo vários estudos, é uma das mais fiáveis em termos de resultados reais.

A “fórmula” para saber qual o tempo aproximado que um corredor pode obter na Meia-maratona é multiplicar o tempo dos 10 km por 2,223.

Exemplo: um corredor cruzou a meta dos 10 km em 45 minutos. Nos 21,097 km, o mesmo terminará a Meia-maratona em 1h40 (45 x 2,223 = 100,035).

Eis uma tabela para simplificar os cálculos:

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos