Sondre Nordstad Moen alcança o segundo melhor tempo de um europeu na Meia-maratona

Sondre Nordstad Moen (12 de janeiro de 1991) surpreendeu tudo e todos na Meia-maratona de Valência ao alcançar o quarto lugar da prova, com o segundo melhor tempo de sempre de um europeu, apenas atrás de Mo Farah.

 

Numa corrida que teve quatro atletas a correrem abaixo dos 60 minutos, além de um recorde do Mundo feminino da distância, a Meia-maratona de Valência marcou o Mundo da Corrida no fim de semana.

A força de Sondre Nordstad Moen
A força de Sondre Nordstad Moen

Um dos nomes da prova foi Sondre Nordstad Moen, atleta norueguês que representa as cores do Sport Club Vidar desde 2008. Desconhecido do grande público, o fundista alcançou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro o 19.º lugar na Maratona, com o tempo de 2h14m17. Todavia, o seu melhor registo na distância é 2h10m07, tempo que alcançou na Maratona de Hannover deste ano, suficiente para alcançar o terceiro lugar. A sua marca é o atual recorde da Maratona no seu país.

Sondre Nordstad Moen apenas atrás de Mo Farah

Todavia, o seu maior feito até ao momento foi a quarta colocação alcançada em Valência, com o tempo de 59m47, novo recorde da Noruega (o anterior era de 1ho2m13, que estava na posse de Geir Kvernmo desde 1988, que alcançou o registo em Estocolmo). Aos 10 km, Moen passou pelo relógio a marcar 27m55, igualando o seu recorde pessoal, obtido ainda este ano, em Praga.

 

LEIA TAMBÉM
Joyciline Jepkosgei alcança o recorde do Mundo da Meia-maratona

 

Até hoje, apenas um europeu correu uma Meia-maratona mais rápido do que o norueguês, concretamente o britânico Mo Farah. Em 2015, uma das principais estrela do Atletismo mundial correu as ruas de Lisboa em 59m32 (uma nota para António Pinto, que correu a Meia-maratona de Lisboa em 59m43, em 1998, mas a marca não é homologada. Na página da IAAF, a sua melhor marca na distância é 1h02m04).

Refira-se que o recorde do Mundo da Meia-maratona foi estipulada precisamente na capital portuguesa, concretamente em 2010, quando o eritreu Zersenay Tadese correu a distância em 58m23.

 

Os melhores tempos de Sondre Nordstad Moen
Os melhores tempos de Sondre Nordstad Moen
Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos