A importância da segunda metade da Maratona

No novo número da revista 100% Corrida, a nona, o tema de capa é a Maratona, concretamente a segunda metade da distância mais mítica de todas as provas. O nosso especialista, Tiago Marto, aborda o tema e revela segredos a ter em conta aquando da corrida.

 

Tiago Marto admite no seu texto que a segunda metade da Maratona é muitas vezes ignorada por quem a corre, especialmente pelos iniciantes.

«Esta é uma fase complicada de se enfrentar e, se não trouxermos a lição bem estudada, o mais certo é podermos fracassar. Para melhor podermos preparar a segunda parte da Maratona, temos que ter em conta algumas considerações de carácter geral

LEIA TAMBÉM
Fenómeno Kawauchi foi sexto na Maratona dos Alpes-marítimos Nice-Cannes
Maratona de Valência terá uma camisola revolucionária

São essas «considerações de carácter geral» que o especialista revela no seu texto, salientando que, por exemplo, «a regra a ter em conta não é tanto o número de treinos semanais obrigatórios, mas sim o número de quilómetro percorridos em treino, sendo que este não deve ser inferior a 60 km semanais, incluindo obrigatoriamente uma sessão mais longa ao fim-de-semana para desenvolver a habituação dos sistemas cardiovascular e músculo-esquelético ao esforço da prova».

Os aspetos a ter em conta na segunda metade da prova

Tiago Marto salienta também a importância do ritmo de corrida. O nosso especialista é claro neste tema:

«Quem não consegue controlar o ritmo de prova vai acabar inevitavelmente por pagar a fatura mais à frente (…) Da mesma forma que iniciar a Maratona a um ritmo muito elevado é desaconselhado, iniciar a um ritmo muito lento para poupar energia (pensando que, no final, consegue recuperar) não é também aconselhável. O ritmo deve ser sempre uniforme mas deve obedecer a uma lógica.»

Tiago Marto aponta ainda outros aspetos a ter em conta na preparação da Maratona, principalmente para aguentar a segunda parte da prova, onde habitualmente a fadiga dita as suas regras. A técnica da corrida, a hidratação, nutrição, o equipamento, o estudo do percurso e… o Muro são os temas que o nosso especialista aborda no nono número da revista 100% Corrida.

Clique na imagem para ler a nova 100% Corrida
Clique na imagem para ler a nova 100% Corrida
Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos