A importância da pré e pós recuperação na Maratona

No domingo realizou-se a Maratona de Lisboa, evento que englobou ainda a Meia-maratona e a Mini. Em busca do melhor tempo pessoal, muitos corredores poderão não ter alcançado o objetivo ambicionado, apesar de não terem falhado um único treino durante a preparação. Razões para tal? A recuperação, que “jamais” existiu.

 

O êxito da preparação para uma Maratona deve-se a inúmeros fatores. Todavia, há um que é menosprezado por milhares de pessoas e que acaba por ser decisivo no “Dia D”: a falta de atenção dada à recuperação durante os treinos.

«Conheço inúmeros atletas que treinaram, treinaram e treinaram mas jamais olharam com o devido cuidado e importância para tal requisito, que deve ser trabalhado de forma ativa ou passiva», revela Belino Coelho para a nova edição da revista 100% Corrida. «A falta ou a recuperação inadequada poderá causar algum cansaço, prejudicial com o acumular do tempo.»

LEIA TAMBÉM
Quando o cansaço significa mais do que um mero… cansaço

Como treinador de vários atletas amadores e profissionais, o especialista ressalta que é compreensível que o atleta amador pense que o denominado “treino leve” seja «uma perca de tempo», que acredite que não está a evoluir. Puro engano, defende Belino Coelho.

«A palavra e a ação em si remetem a uma falsa sensação de perda, o que na verdade é um grande mito que existe na cabeça dos corredores, um mito urbano que acaba por levar ao insucesso na Maratona, por exemplo. Volto a ressaltar que DESCANSO também é treino, infelizmente algo que muitos atletas não consideram com algo verdadeiro.»

A recuperação pós-Maratona também deve ser olhada com cuidado pelo corredor

Belino Coelho refere ainda que uma planificação correta da recuperação pré-Maratona permitirá que o atleta corra a prova no ápice da sua condição física, aumentando em muito a sua possibilidade na obtenção do seu melhor tempo pessoal. 

Concluída a Maratona e a Meia-maratona de Lisboa, é hora de olhar também com cuidado para a “Pós-recuperação da Maratona”, outro tema menosprezado pelo corredor anónimo, um erro que poderá acarretar as temíveis… lesões. 

Clique na imagem abaixo e leia sobre o assunto.

 

Capa da revista 100% Corrida de Outubro
Capa da revista 100% Corrida de Outubro
Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos