Vamos baixar o índice glicémico?

As boas regras da alimentação são relativamente simples de seguir. É apenas preciso saber como fazer… Damos-te algumas dicas para poderes ter uma alimentação mais saudável.

Tempera os açúcares
Os alimentos mais ácidos atrasam a digestão no estômago, pelo que juntar umas gotas de vinagre ou sumo de limão às refeições pode baixar entre 20 a 40% o IG dos alimentos. O vinagre também reduz a resposta insulínica de uma refeição rica em féculas, provavelmente porque atrasa a digestão no estômago. Pode também tomar aperitivos conservados em vinagre (pickles) como pepinos, cebolinho, pimentos, etc. para evitar a sensação de fome sem provocar a libertação de insulina, ainda que devas evitar os que contenham açúcar na sua composição.

Melhor cru
As frutas e verduras frescas e cruas têm um menor índice glicémico, uma vez que são mais ricas em fibra e frutose. Os cereais em grão têm um IG mais baixo que as farinhas destes próprios cereais e a massa “al dente” (pouco cozida) tem um IG menor que a massa muito cozida. O mesmo ocorre acontece com o arroz branco, quanto mais cozinhado for, mais elevado é o seu IG.

O tamanho nem sempre conta
Quanto menor for o tamanho de um alimento maior será o seu índice glicémico. Por exemplo, a maçã que comes com casca à dentada tem um IG mais baixo que um prato de maçã sem casca e cortada aos bocados.

LEIA TAMBÉM
Diabetes, podemos combater esta doença?

De olho nas proteínas
Entre os alimentos com baixo IG estão os mais proteicos como a carne, peixe, ovos e frango. Mas não abuses deles, uma vez que as dietas ricas em proteínas aceleram a perda de cálcio pela urina e podem aumentar o risco de osteoporose.

Opta pelas fibras
Quanto maior for a quantidade de fibras de um alimento menor será o seu IG em comparação com o mesmo alimento sem fibra. Os legumes e os frutos secos são alimentos ricos em fibras com um IG baixo. Escolhe pão integral em vez do pão branco, cereais tipo muesli ou cornflakes em vez de alimentos com fibra incorporada (bolachas, cereais, biscoitos, etc.).

Na terça-feira publicaremos mais cinco conselhos

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos