Domingo realiza-se a prova mais desconhecida de todos

ivo

No domingo realiza- mais uma edição da “mítica” Corrida Lagos-Sagres. Não conhece? Não se preocupe, uma grande parte da humanidade também não…

 

Partilhe a nossa informação pelos amigos e faça um LIKE na nossa página. Obrigado!

 

Desconhecida por muitos, fora dos focos dos media, “prova” quase secreta, Ivo Miguel Roque e Nuno Costa Fernandes criaram há quatro anos a Corrida Lagos-Sagres por «brincadeira». Aliás, ambos consideram a “prova” «uma corrida entre amigos», embora, com o tempo, os amigos tenham aumentado de edição em edição.

«A primeira edição teve cerca de 30 participantes. Temos mantido sempre o mesmo número de pessoas, mas com diferentes caras. A denominada Corrida Lagos-Sagres é um percurso de 30 km, sempre pela estrada 125. O trajeto pode ser feito a correr, mas também de bicicleta e patins. O que tento fazer, e levando em consideração que a corrida não é oficial, é reunir grupos de pessoas que corram mais ou menos ao mesmo ritmo, para que ninguém se sinta sozinho. De referir, por exemplo, que o pessoal que vai de bicicleta não vai com o intuito de terminar a “prova”, mas de auxiliar quem corre, fornecendo água e outros hidratantes ao longo do caminho. Mas também temos várias pessoas de carro, como esposas e amigos, que nos apoiam em tudo de cinco em cinco quilómetros, oferecendo inclusive o importante apoio moral», refere Ivo Miguel Roque.

ivo1

Quem não andou distraído nos últimos meses já descobriu que há um grupo da corrida no Facebook sobre a “prova”, embora seja necessário receber um convite para entrar no mesmo. Aqui, o silêncio é a alma de tudo, pois o intuito não é reunir centenas ou milhares de corredores loucos por chegarem o mais rápido possível em Sagres. Há uma incrível comunhão entre todos os atletas, sendo assim natural que, no final, haja um saudável e merecido “repasto”. Por isso esta corrida é tão especial.

«As pessoas devem se inscrever para correrem, já que temos de orientar os banhos e o almoço. Mas não queremos tornar a corrida em algo muito grande. No fundo, o que temos aqui é um grupo de amigos que faz 30 km a um domingo de manhã e que depois toma banho e almoça», refere o organizador, ressaltando no entanto que ninguém está impedido de acompanhar o grupo caso assim deseje. «Todos os anos surgem amigos de amigos», refere.

Ivo Miguel Roque salienta ainda que a Corrida Lagos-Sagres «é muito dura, pois os 30 km não são planos, existem muitas subidas e descidas». Para os mais assustados, o organizador refere também que não é perigoso correr ao longo da estrada 125, já que, de Lagos a Sagres, «não há muito trânsito e as bermas são muito grandes. E a verdade é que, em 30 km, é natural formar-se grupos pequenos, de 2 a 3 corredores».

sagres

Ou seja, no próximo domingo, teremos mais uma edição da já “mítica” Corrida Lagos-Sagres, uma “prova” que faz questão de ser diferente das demais. Aqui não é o tempo a determinar o ritmo de todos, mas o companheirismo.

Agora já não há desculpas para não conhecer uma das provas mais secretas do calendário nacional…

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos