Corra dos cinco aos 42 km com os olhos

corridamaratona

«Corrida e Maratona – Guia completo para correr mais e melhor», editado pela Arteplural, apresenta o selo de qualidade da Dorling Kindersley. Uma obra ideal para quem pretende começar a correr, mas também para os mais experientes, já que o livro apresenta inúmeras informações que todo o corredor que se preze deve ter em conta.

 

Partilhe pelos amigos e faça um LIKE na nossa página. Obrigado!

 

Uma das principais editoras do Mundo, muito devido a sua arte gráfica única no Mundo, a Dorling Kindersley conseguiu a proeza de resumir muito do que é hoje a corrida. Sempre apoiado com inúmeras ilustrações, impressionantes fotografias e soberba arte gráfica. O principal mérito do livro, em comparação com os seus pares, é a sua objetividade, o que significa que o leitor terá aqui um conteúdo bastante prático e que pode e deve ser utilizável por ele próprio.

Logo nas primeiras páginas verificamos que estamos diante de uma obra distinta, tudo devido a possibilidade de viajarmos pelo interior do nosso corpo, com diagramas anatómicos que mostram os nossos músculos, ossos e ligamentos, mas também o coração e os pulmões, por exemplo. Ou seja, o leitor tem de imediato a perceção de como funciona esse aparelho chamado “máquina humana” quando corre, algo absolutamente fundamental para termos consciência dos nossos movimentos. Esse é aliás o propósito do primeiro capítulo, denominado acertadamente “O Laboratório da Corrida”.

Mas há mais, muito mais em «Corrida e Maratona – Guia completo para correr mais e melhor», talvez o livro mais bem concebido até ao momento da recente Literatura de Corrida em português. Todos os temas específicos da modalidade (nutrição, lesão, hidratação, calçado, etc.) são abordados, inclusive planos de treino para os 5, 10 e 21 km e Maratona, assim como planos pós-provas, algo realmente muito raro de vermos em obras deste género, ainda mais quando sugere uma recuperação com a ajuda de outras modalidades, como o ciclismo ou a natação.

Os organizadores da Dorling Kindersley apresentam também exercícios específicos que devemos fazer para termos um melhor rendimento, tanto a nível de força como proteção muscular, por exemplo, ricamente ilustrados, para não cometermos erros desnecessários e cruciais (para cada exercício, uma explicação clara e objetiva, com o propósito e o benefício de cada um).
Nota também para um capítulo dedicado a tática da corrida, algo por vezes ignorado pela leitura específica, mas que tem uma importância fundamental no nosso rendimento.

É verdade que, nos últimos dois anos, a corrida começa a ganhar espaço nas prateleiras das livrarias e alguns livros já lançados merecem a atenção do praticante. No entanto, na nossa opinião, «Corrida e Maratona – Guia completo para correr mais e melhor» merece um lugar de destaque na biblioteca da nossa casa, muito devido ao seu equilíbrio entre informação e ilustração, algo absolutamente assombroso.

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos